0800 940 1288

NU_OPEN

Capacitação

Capacitação

O processo formativo deste projeto tem base construtivista, participativa e colaborativa com elementos da pedagogia da alternância e do ensino continuado. Desta forma, acredita-se que será possível construir conhecimento técnico mínimo para o processo de elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs) e sua implementação no longo prazo. A Universidade Federal Fluminense ainda dará todo o suporte remoto através de seus canais de diálogo.

Oficinas Participativas

Serão oferecidas três oficinas de capacitação, orientadas a todos os integrantes dos comitês de coordenação e executivo, que ocorrerão em todos os municípios participantes do projeto. A primeira oficina terá a duração de dois dias consecutivos (16h), em regime de imersão, a segunda também de dois dias (16h) e a terceira um dia (08h) totalizando quarenta horas de capacitação presencial. Cada uma com temáticas específicas, a depender da fase em que o projeto estiver.
A Mobilização Social, o Diagnóstico Técnico Participativo, Prospectiva e Planejamento Estratégico, além do Plano de Execução e os respectivos Indicadores de Desempenho são os temas principais a serem apresentados e discutidos junto aos responsáveis municipais para a elaboração do PMSB.
Cadernos Temáticos de cada um dos quatro componentes do Saneamento Básico, além de um que aborda especificamente a Mobilização Social são utilizados como materiais de apoio didático e podem ser baixados aqui.
Acompanhe no sítio eletrônico do projeto e nas redes sociais quando a equipe da Universidade Federal Fluminense estará em seu município.